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Como motivar equipas em teletrabalho?

20 Jan 2021
A maioria das empresas teve de se adaptar a um modelo de trabalho remoto. Foi, e ainda é, sem dúvida, um desafio desconhecido para todos os setores. Se acha que gerir uma equipa remotamente é um desafio, não se preocupe, não está sozinho.
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Tive a oportunidade de trabalhar com várias equipas internacionais em vários continentes, e a adaptação nem sempre foi fácil ou rápida, principalmente na criação de formas de motivar as equipas. Felizmente, existem estratégias que podem ser adotadas.

Mantenha o sentido de “missão”

A sua equipa ficará mais motivada para atingir os objetivos se souber o motivo pelo qual o está a fazer. Isto significa comunicar de uma forma clara sobre os objetivos da empresa e a importância do trabalho dos colaboradores. Parece bastante simples, mas esta comunicação elementar focada na missão pode ser esquecida quando se vai para um local remoto.

Como exemplo: Envio de um e-mail durante o fim de semana, sobre a importância do trabalho da equipa e qual o seu contributo para toda a empresa, mostrando desta forma um feedback direto dos clientes e a razão pela qual compram o nosso serviço/produto.


Dê feedback frequentemente – olhos nos olhos

Além da comunicação direcionada para a missão, o feedback frequente é fundamental para manter a sua equipa motivada. Sim, ajuda a alinhar as expectativas e objetivos. Mais importante ainda, demonstra à sua equipa que se preocupa com o trabalho de cada um e com o seu desenvolvimento profissional, o que os incentivará a assumir riscos e tentar abordagens mais inovadoras. Embora o feedback regular seja mais exigente numa configuração remota, é essencial. Como se costuma dizer: “longe da vista, longe do coração”. E o facto é que se a equipa está “longe da vista”, o feedback pode ser esquecido. Fique atento.

Como exemplo: Recomendo a criação de um processo em torno do feedback regular. Marque encontros semanais com a sua equipa para dar feedback rápido sobre o trabalho. Questione também sobre o bem-estar da sua equipa e como se estão a adaptar remotamente. Mostre que se importa.


Mantenha a cultura da empresa

Ao mudar para uma configuração remota, como se mantém a cultura da empresa? Embora não seja possível substituir as conversas informais, ou sair com colegas à hora de almoço, podemos encontrar outras formas para garantir que as equipas continuam ligadas. A comunicação tem um papel crucial nesta aproximação e reconhecimento.

Como exemplo: Envio de um email a cada duas semanas, com mensagens personalizadas para todas as equipas. Outra proposta: marque um café virtual com a sua equipa.


Capacite a sua equipa

Atribua mais responsabilidade. Trabalhar em casa pode trazer dificuldades de gestão. De forma repentina, os gestores podem sentir a necessidade de manter o controlo do trabalho e insistir em mensagens para a atualização da informação. Para motivar a equipa e mostrar a sua confiança, continue a capacitá-la de informação para que sejam capazes de tomar as suas próprias decisões.

Como exemplo: Realizar reuniões trimestrais sobre a melhoraria dos processos remotos, com o objetivo de motivar intrinsecamente as equipas.


A importância das pausas

Aprendi que, remotamente, muitas pessoas da nossa equipa tinham dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal, levando à exaustão. Para resolver esta situação, começámos por instituir um processo de pausas.

Como exemplo: Acabar as reuniões 5 a 10 minutos antes da hora prevista e iniciar com a equipa um jogo de palavras. Parece estranho, mas serve dois propósitos: 1) Fortalecer os laços da equipa; e 2) Forçar a equipa a “desligar”. Estas pausas esporádicas mantêm a equipa com energia ao longo do dia. Pense em criar um processo em torno dos intervalos. Além de divertido, a disciplina vai manter a sua equipa motivada.


Podemos sempre melhorar

Quando não se está perto é fácil esquecer a importância da comunicação, feedback, cultura, entre outros aspetos. Mas com algum esforço e criatividade, é possível transformar o trabalho remoto e ficar mais motivado do que nunca.


Mónica Araújo

Business Analytics Senior Consultant da Mind Source


Publicado in RH Magazine

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