BANCA
Central de Responsabilidades de Crédito (CRC)
Keywords
AnaCredit
CRC
BCE
Reporting

Desafio
Criação de novos processos para geração dos relatórios regulatórios e envio dos mesmos ao Banco de Portugal.
Os relatórios identificados neste âmbito são o relatório das TAEGs, a Base de Contas Bancárias (BCB) e a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC).
Para a geração dos relatórios foi necessário:
- Segregar a informação de modo a garantir que no relatório da CRC relativo ao Bankinter não estivessem presentes produtos comercializados pelo Bankinter Consumer Finance e vice-versa;
- Definir um processo de gestão de base de dados para o banco e novos processos associados à geração do relatório;
- Estabelecer um novo canal de comunicação com o Banco de Portugal para envio e receção de ficheiros.
Solução
A solução para a comunicação da CRC entre o Banco de Portugal e o Banco baseou-se na criação de uma nova aplicação.
Os processos Batch criados são de execução mensal e reportam os seguintes ficheiros com layout pré-definido pelo Banco de Portugal: Comunicação de Devedores (CDEV); Comunicação de saldos (CSLD); Disseminação de saldos (DSLD); Disseminação de alterações a saldos (DALT); Pedido de informação de crédito interno (PSLC); Pedido de informação de crédito externo (PSLW); Resposta ao pedido de informação de crédito interno (RSLC); Resposta ao pedido de informação de crédito externo (RSLW) De salientar que, por cada ficheiro enviado para o Banco de Portugal, é recebido um ficheiro de alerta sobre se o mesmo se encontra com ou sem erros.
Resultados obtidos
A conclusão do projeto
com sucesso permitiu
A implementação de um novo processo de comunicação da CRC, veio permitir ao Banco cumprir com todas as autorizações legais e regulamentares inerentes ao início de atividade ligada à gestão de cartões de crédito e crédito pessoal para clientes do banco, bem como para futuros clientes Open Market.


Tecnologias
utilizadas no projeto